quinta-feira, 28 de maio de 2009

Formula 1 2009

Formula e canssativo mas esse game não sera

Button, Barrichello, Hamilton e você! Codemasters traz todo o circo da Formula 1 para o Nintendo Wii.
Passada a decepção inicial gerada quando a Codemasters revelou que o retorno da Formula 1 aos videogames foi adiado para 2010. Os tradicionais desenvolvedores britânicos acalmaram os ânimos com o anúncio paliativo de duas edições (uma para o Wii e outra para PSP) para o final deste ano. Mesmo que a contragosto dos fãs a decisão da empresa parece ser a mais racional. Além de garantir maior tempo para os ajustes finais do título, batizado de F1 2010, a edição agendada para este ano, F1 2009 para o Wii e PSP promete ser um excelente simulador automobilístico. A Sumo Digital, equipe de desenvolvimento sediada em Sheffield (a mesma por trás de Virtua Tennis 2009) está trabalhando com a poderosa engine proprietária da Codemasters, a EGO (que já impulsionou os gráficos dos já citados Race Driver: GRID e Colin McRae: DiRT) e ao contrário do que a escolha das plataformas possa indicar, o retorno da principal categoria do automobilismo internacional aos videogames não será nada infantilizado, como assegura Jason Wakelam — produtor executivo do jogo.O executivo afirma que o jogo será um simulador de Formula 1 que foge do arcade e entra no campo da simulação sem se tornar hardcore ao ponto de exigir um ajuste afinado do ângulo dos aerofólios traseiros e dianteiros e outras peculiaridades só compreendidas por engenheiros mecânicos em potencial.O que começou de forma circunstancial, enquanto a Codemasters pavimentava o caminho para as iterações da nova franquia nos consoles de sétima geração, começa cada vez mais a apresentar substância, aproveitando o apelo do console da Nintendo e a popularidade do portátil da Sony.
No circo da Formula 1Um dos pontos mais impressionantes de F1 2009, é a forma como a Sumo Digital se utiliza da poderosa engine de física EGO para criar o que muitos já consideram ser os modelos com a melhor dirigibilidade para um jogo de F1.Por mais polidos e exuberantes que fossem as iterações da Sony, nenhum de seus títulos realmente conseguiu mostrar os carros como elementos do cenário, apresentando sempre uma sensação desconexa entra o veículo e a pista. Em suma, os jogos eram visualmente impressionantes, mas que nunca passaram à sensação de velocidade própria da F1. Entretanto isso não acontece em F1 2009, a Codemasters prova que entende do assunto e mais uma vez oferece o que o jogador quer a emoção de sentar em um cockpit e controlar uma das possantes máquinas monoposto da F1. Domando a feraUm bom exemplo foi à demonstração realizada pela empresa, que apresentou alguns volta da MP429 de Lewis Hamilton no autódromo de Melbourne Park. O veículo responde de forma realista oferecendo uma dirigibilidade profunda e ao mesmo tempo divertida. A impressão de velocidade é ampliada pelo som constante do motor, conforme ele desenvolve o percurso e alcança o pico na reta quando o sistema KERS é acionado (pressionando o botão Z no Wii). Conforme a primeira sequência de curves se aproxima o piloto reduz a velocidade, troca de marchas e prepara o melhor traçado para tomar a sinuosa chicane. O carro é exigente e particularmente arredio, você deverá corrigir seu traçado constantemente, evitando assim que o veículo saia do controle. Você deverá firmar as mãos no volante garantindo o traçado da entrada, ápice e saída e todos os trechos da pista — algo muito além do que poderia se esperar de um jogo de corrida para o Nintendo Wii. Entretanto toda essa qualidade tem uma origem bem específica, apesar de manter-se anônima até o momento. Aparentemente os desenvolvedores de F1 2009 contaram com a participação de um famoso piloto da categoria — que também irá emprestará seus talentos provendo os comentários do jogo — em todo o processo de desenvolvimento. O nome do piloto permanece em segredo, mas a Codemasters adianta que é um grande ídolo das pistas. Pit StopComo já era de se esperar o título oferece uma sorte de configurações de controles, condizentes com as peculiaridades do Nintendo Wii. Entre essas opções está o suporte a Wii Wheel (periférico em forma de volante introduzido pelo jogo Mario kart Wii), o próprio Wii Remote (segurado horizontalmente) e até mesmo o Classic Controller. Por sinal, este ultimo apresenta grandes atributos. Com seus manches analógicos oferecendo grande precisão no controle da direção, aceleração e frenagem do veículo. Sem qualquer desmerecimento para as outras possibilidades de controle, visto que a combinação Wii Remote e Nunchuck também deverá atender as necessidades dos jogadores. Ao vivoAo contrário do que as primeiras imagens liberadas sugerem os gráficos de F1 2009, estão melhores do que o esperado. Além disso, a Sumo Digital já adianta que o título irá rodar a (praticamente estáveis) 60fps (frames per second - quadros por segundo). Os entusiastas poderão conferir os modelos das principais escuderias do campeonato mundial, entretanto as próprias limitações técnicas do console impedem que F1 2009 chegue perto da polidez gráfica apresentada pelas edições produzidas Sony Liverpool. Mesmo assim um ponto que pode ser considerado como negativo por parte dos fãs é o fato de que a Codemasters não irá utilizar uma interface baseada na cobertura televisiva das corridas (pelo menos em F1 20090, algo que afeta um pouco o realismo do título. Mas isso não significa que os modelos e as pistas não serão recriadas nos mínimos detalhes, tanto é que a Sumo Digital saiu na frente e já terminou a construção do circuito de Abu Dhabi (que na realidade ainda não está completo).F1 2009 para Wii e PlayStation Portable deve cruzar a linha de chegada na frente da concorrência provando que os fãs da Nintendo e do portátil da Sony também merecem subir ao pódio e provar a champanha dos campeões.

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